top of page

O que é Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um modelo onde geradoras, comercializadoras e consumidores negociam o fornecimento de energia elétrica independente das concessionárias, que nesse caso participam apenas da distribuição da energia.


Enquanto no mercado cativo (modelo de compra de energia tradicional) você fica preso nas condições da concessionária, no Mercado Livre, também conhecido como ACL (Ambiente de Contratação Livre), há liberdade de contratação de energia elétrica por longos períodos, escolhendo fornecedores com tarifas e condições contratuais mais vantajosas, se resguardando dos reajustes tarifários futuros.


Exemplificando de forma simples:


O Mercado Cativo é como ir na feira comprar verduras e encontrar apenas uma banca, que justamente por não ter concorrência, poderá entregar produtos caros e muitas vezes sem a qualidade esperada.


Enquanto o Mercado Livre de Energia, é como ir em um centro de distribuição de frutas e verduras (todos orgânicos), com muitas opções de fornecedores, produtos de maior qualidade e menor preço.


Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia?


Empresas com fatura de energia superior a R$ 45.000,00 (Demanda Contratada igual ou superior a 500 kW por unidade ou somando as unidades com o mesmo CNPJ) estão aptas a comprar energia gerada por fontes renováveis no Mercado Livre de Energia.


As empresas com Demanda Contratada igual ou superior a 1.000 kW estão aptas a comprar energia de qualquer fonte de geração, isso inclui grandes hidrelétricas, usinas térmicas e eólicas.




Em diversos países essa já é uma realidade para todos os consumidores e apoiamos a luta para que também se torne aqui no Brasil.


Quais as vantagens da migração para o Mercado Livre?

  • Economia de até 30% mensal na fatura de energia;

  • Flexibilidade na escolha dos prazos e preços;

  • Consumir energia limpa e renovável;

  • Venda de energia no mercado de curto prazo, caso seja necessário.


Como funciona a migração?


Alguns passos são importantes no processo de migração para o Mercado Livre de Energia, desde verificação da viabilidade até a adequação do sistema, em todos os passos a Simer Energia te auxilia e garante a melhor experiência no período de transição, gestão e auditoria da energia comprada.


Para economizar não basta comprar bem, é preciso cuidar. Entre em contato e fale com um consultor Simer.


bottom of page