top of page

O que significa medir a qualidade de energia?

Não há nada mais incômodo que ir a um estabelecimento e receber um atendimento de baixa qualidade, assim como é totalmente frustrante comprar um produto de qualidade questionável ou comer em um restaurante que claramente não se preocupa com a qualidade dos alimentos ofertados.


Energia elétrica é um produto como qualquer outro que você consome, partindo desse princípio, deve ser entregue com a qualidade esperada, inclusive esse direito é resguardado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).


Para consumidores do Grupo B, a informação do suporte em casos de prejuízos causados pela baixa qualidade da energia fornecida já é bem difundida, enquanto para empresas do Grupo A ainda existe um mito de que não há responsabilidade por parte das distribuidoras.

Essa informação errônea causa muita confusão nos consumidores de energia elétrica, principalmente rurais, que sofrem prejuízos incalculáveis com essa situação. Perda de produção, conservação de produtos, queima de pivôs entre outros são extremamente comuns no agronegócio e indústrias de diferentes segmentos.


O que ninguém explica é que quando o empresário cuida do seu transformador e garante que não haja problemas internos, os danos devem ser levados às distribuidoras, que são responsáveis pelo ressarcimento e melhoria da entrega do produto energia.


Medir a qualidade de energia com a Simer significa analisar todos os parâmetros da energia entregue pela distribuidora, sendo capaz de detalhar sua condição e identificar se o problema parte de dentro ou fora da unidade consumidora. Pontuamos possíveis manutenções internas e resguardamos legalmente o consumidor nos casos em que a energia fornecida apresenta qualidade inferior à determinação da ANEEL.


Um case muito bacana que temos sobre medição de qualidade de energia é com a Calbrax, empresa de calcário onde realizamos a medição Simer. Desde que identificamos que havia problemas causados pela baixa qualidade da energia fornecida, a Calbrax está recebendo indenização pela distribuidora mensalmente até que o problema seja solucionado. O montante da indenização já está acumulado em R$ 700.000,00.


bottom of page