Energia Reativa pode gerar multa na sua fatura de energia


Se alguma dessas siglas ou "Consumo Reativo Excendente" está aparecendo na sua conta de energia você está pagando multa.


Isso significa que você está com excesso de Energia Reativa e desperdiçando Energia Ativa.


  • Energia Ativa: É a que executa o trabalho, ou seja, faz os motores funcionarem.


  • Energia Reativa: não produz trabalho, mas é necessária para produzir o fluxo magnético para o funcionamento desses mesmos equipamentos.


A Energia Reativa quando não utilizada na planta elétrica retorna pelo mesmo local que entrou provocando assim um desperdício generalizado, uma vez que ao tentar sair ela se choca com a energia ativa que está tentando entrar, como dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço elas dissipam em calor provocando assim o desperdício de KVAr/h.


A legislação do setor elétrico permite que as distribuidoras multem o usuário uma vez que ele deve ter na planta bancos de capacitores para evitar tal desperdício. O problema é que essa cobrança não vem descrita como multa e sim como as siglas descritas no post.


Para evitar essas multas você precisa corrigir o fator de potência usando bancos de capacitores, e para impedir que ocorra novamente o melhor é realizar o monitoramento 24h por dia do seu consumo de energia.


Você já reparou se essas siglas aparecem na sua conta de energia? Confira suas faturas, pois a sua empresa pode estar perdendo dinheiro todos os dias.



14 visualizações0 comentário